Engenheiro de Desenvolvimento
Educação
Será o PRINCIPAL projeto defendido.
Somente quem estudou em um colégio público sabe o quanto a educação em Curitiba e no Brasil, tem a melhorar.
Por meio de dados levantados nos últimos anos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), constatou-se que o Brasil mantém um ranking de um dos piores países com índice de educação do mundo, tornando-se o pior da América Latina, estes índices estão relacionados a repetência no ensino fundamental brasileiro, índice de abandono nos primeiros anos de educação, analfabetismo e outros fatores relacionados a qualidade da educação, fonte : https://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,qualidade-da-educacao-no-brasil-ainda-e-baixa-aponta-unesco,498175,0.shtm .
Diante desta realidade, fico indignado da resposta que o governo tem dado a estes assuntos, como, dificultando cada vez mais a reprovação e expulsão de um aluno, ou diminuindo a média. Será que isto é realmente uma intenção de melhorar o ensino, ou uma forma de simplesmente tentar aumentar os índices de aprovação perante a UNESCO ou outros institutos de pesquisa, manipulando estatísticas e dizendo que estão fazendo algo para realmente melhorar?
O que eu tenho visto no ensino realmente é deprimente, professores desmotivados e com baixos salários, grande carga horária de aulas, para complementar sua renda, conseqüentemente desprovidos de tempo para preparar uma boa aula, estruturas físicas das escolas deterioradas, violência e indisciplina dos alunos, enfim, o espelho de um país que não se importa com a qualidade do ensino.
O aluno precisa aprender a gostar de estudar, ele precisa de uma estrutura que o incentive, precisa de aulas empolgantes, precisa de professores motivados, precisa de auto-estima, precisa de alguém que acredite e invista nele.
Minha proposta seria:
Com relação aos professores.
1) Maiores salários.
2) Diminuição da carga horária de aula dos professores, para que possam ensinar com qualidade.
3) Cursos periódicos.
4) Professores dedicados somente a tirar dúvidas de alunos.
Com relação aos alunos.
1) Curso de Inglês, no mínimo 3 vezes na semana.
2) Cursos técnicos integrados em todas as escolas.
3) Palestras periódicas de profissionais que estão atuando no mercado de trabalho.
4) Incentivo aos esportes, inclusive artes marciais, para aprenderem disciplina, para respeitarem seus pais, professores e autoridades, ter coordenação motora, aprender a superar desafios e manter boa saúde.
5) Aulas de música obrigatórias.
6) Ensino de política, para que crianças, adolescentes, jovens e adultos saibam quais foram os erros cometidos e em quem irão votar.
Com relação a estruturas dos colégios.
1) Uma reestruturação total, e não adianta falar que não há dinheiro, pois o Brasil está no 14ª posição dos países que mais arrecadam impostos no mundo, á frente de países como Japão, Reino Unido e Canadá, que são países de primeiro mundo, com serviços de primeiro mundo, https://www.correiodoestado.com.br/noticias/estudo-mostra-que-brasil-tem-a-14-maior-carga-tributaria-do_102661/ , mas os impostos são outro assunto, mas que me incomodam muito, pois não vemos o retorno desta arrecadação.
2) Fiscais que verifiquem a estrutura dos colégios, e que trabalhem efetivamente.
3) Lugares agradáveis tanto para as aulas, quanto para espaços específicos de estudo pós-aula.
4) Lanches, além do que já é oferecido, caso o aluno necessite ficar mais tempo na escola.
5) Espaços para laboratórios de cursos técnicos.




